O amor nos tempos de ouro

Ando falando bastante de “amor” por aqui, não é mesmo? Mas O amor nos tempos de ouro é um romance que, claramente, merece nossa atenção.

Sou fã do trabalho da Marina Carvalho, escritora mineira responsável pela série de sucesso Simplesmente Ana. Marina se aventura no romance histórico pela primeira vez e não faz feio: a história de amor entre Fernão e Cécile é seu melhor trabalho até agora. Marina é aquele tipo raro de escritor que se aperfeiçoa a cada livro que entrega.

Cécile Lavigne é uma dama franco-portuguesa que acabou de perder os pais e o irmão caçula. Sozinha na Europa, é trazida pelo Brasil a mando de tio Euzébio, o único parente que lhe restou. Ele logo encontra um marido para a jovem – o detestável Euclides da Cunha, senhor de terras e escravos no interior das Minas Gerais, que enriqueceu por causa do ouro.

Euzébio e Euclides contratam os serviços de Fernão, um explorador que já desbravou diversos cantos da colônia. Sua missão é levar a jovem em segurança para o casamento arranjado. Acostumada a uma realidade completamente diferente, Cécile vai descobrir o Brasil e o amor.

Diferente dos outros livros da autora, que são narrados em primeira pessoa, O amor nos tempos de ouro nos oferece diversos pontos de vista, todos descritos por um narrador observador. Além disso, há passagens do diário da protagonista, mostrando sua decepção pela colônia – desde a forma como as pessoas são tratadas até por seu casamento arranjado.

Marina soube tecer um romance envolvente. As questões históricas são abordadas de forma orgânica, o livro não soa como uma aula de História monótona. Aliás, monótono é tudo que o livro não é. Cheio de reviravoltas até a última página, é envolvente. Eu não consegui desgrudar e tentar descobrir o futuro dos personagens.

Além disso, os personagens secundários também são bem construídos e é fácil se envolver com o destino de cada um deles. Apesar do final feliz, o livro tem muitos momentos tristes e marcantes. Marina não esconde os horrores da escravidão em sua história e trouxe alguns personagens para colocar isso em evidência.

Com humor e muito romantismo, acho que Marina Carvalho, depois de se aventurar por vários gêneros, finalmente criou raízes em sua terra natal e nas origens de nosso Brasil. Espero por mais romances históricos dessa mineira que me conquista a cada livro.

Anúncios

5 comentários sobre “O amor nos tempos de ouro

    • Iris Figueiredo disse:

      Amo Elena! Mas meus favoritos são esse e Azul da cor do mar (além de A menina dos olhos molhados, que já tive o prazer de ler, embora só vá ser lançado no segundo semestre). A Marina é supertalentosa e uma querida ♥

      Curtir

  1. Érika Rufo disse:

    Terminei ainda agorinha e fiquei apaixonada pela história. Com certeza é o melhor trabalho da Marina até agora!! Espero que ela siga essa linha e nos brinde com mais romances históricos maravilhosos como esse!!
    Beijos!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s