Três coisas sobre você

Pensa em um livro fofo! Pensou? Três coisas sobre você é tudo isso e muito mais. Por que ele não é simplesmente uma história fofa, mas tem uma mensagem muito forte por trás. Assim como O Diário internacional de Babi, que comentei aqui no blog esse semana, o livro também fala sobre mudanças, mas a abordagem escolhida pela Julie Buxbaun é bem diferente.

Jessie perdeu a mãe e seu pai, viúvo, se casa repentinamente com uma mulher que conhece na internet em um programa de apoio para pessoas que sofreram uma perda. A pior parte dessa história é que Rachel, sua nova madrasta, é uma mulher rica que mora na Califórnia e trabalha no ramo do entretenimento. Sem consultá-la, de repente ela e o pai estão morando em um casarão em outro estado, sem mal se falar e Jessie se vê mais sozinha do que nunca.

Então ela começa a receber mensagens de um anônimo que se identifica como Alguém-Ninguém e se torna o primeiro amigo que ela faz naquele universo que parece tão diferente do seu. Enquanto se adapta à nova realidade, Jessie tenta descobrir quem é o desconhecido que a conhece tão bem e precisa lidar com todas as mudanças em sua vida.

Uma das coisas mais legais nesse livro é a leveza. Todos os personagens tem uma bagagem muito grande a autora não hesita em trazer temas como bullying, luto, sexualidade e diversos assuntos típicos da adolescência, mas tudo é tão orgânico que não parece um grande panfleto para alertar o leitor sobre esses temas. Tudo simplesmente acontece. Faz parte da vida de cada personagem, é real.

Além disso, ela mostra que um livro não precisa ser triste ou pesado para debater isso. A vida da Jessie é cheia de conflitos, mas ela é uma personagem forte e divertida. Vai contornando os problemas e simplesmente amadurecendo, aprendendo, desfazendo seus conceitos etc.

Eu achei a parte do mistério sobre quem é o AN um pouco previsível, mas isso não chega a ser um problema. E como sempre, a amizade foi o que me chamou mais atenção: as interações entre Jessie e Scarlett, sua melhor amiga que agora está tão longe, foram uma das coisas qe mais gostei no livro. Achei muito real a forma que a autora aborda uma amizade à distância, como as pessoas mudam em pouco tempo, os estranhamentos e tudo que envolve uma amizade que precisa se adaptar a grandes mudanças. Às vezes esse tema é preterido em muitos livros, mas gostei de ver que teve seu pontinho aqui.

Com certeza é um YA que vale a pena ler! Fico feliz em ver que agora a Arqueiro está apostando nesses títulos. ❤

Anúncios

4 comentários sobre “Três coisas sobre você

  1. Fabiana Kent Paiva disse:

    Gente, esse livro é a coisa mais linda que existe!!!
    Comecei a ler de manhã e só consegui parar de madrugada, e quando o livro terminou eu saí pulando pela casa, comecei a dançar e fiquei os próximos minutos falando pra todo mundo que eu conhecia ler o livro!
    Achei sua resenha super legal! Achei que o mistério sobre o A/N foi um segredinho bom no começo, porque a autora apresenta muitos personagens, como você disse, mostrando a profundidade de cada um, o que foge um pouco da fórmula “três personagens principais e o resto da escola esquecido”. Mas realmente depois de um tempo você passa a torcer muito pelo resultado, que é um pouco previsível mesmo.
    Pra mim o “Três coisas sobre você” foi uma fonte de felicidade em palavras. Eu tinha ataques de fofura durante o livro todo e depois eu me senti como se pudesse fazer qualquer coisa nesse mundo. E uma coisa que te faz se sentir assim vale a pena, não importa o que ela seja S2
    AMEI!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s