Kindle Unlimited: vale a pena assinar?

Eu sempre comento no Twitter sobre os livros que leio, muitos deles através do Kindle Unlimited, um serviço da Amazon que é conhecido como a “Netflix dos livros”. Como muita gente me pergunta sobre o serviço, o que eu acho e se vale a pena, resolvi fazer um post grande com as dúvidas mais frequentes e, no final, falar um pouquinho sobre minha experiência. Espalhem o post por aí para que mais pessoas que tenham dúvidas possam saná-las!

Como funciona?

Kindle Unlimited é um serviço de assinatura mensal, onde você paga o valor de R$19,90 por mês e pode pegar até dez livros diferentes emprestados ao mesmo tempo. O e-book fica no seu dispositivo até que você resolva devolvê-lo para a Amazon.

O livro não é seu, é apenas um empréstimo. É como ter a carteirinha de uma biblioteca, só que, nesse caso, virtual. Com uma só conta você pode fazer até dez empréstimos ao mesmo tempo, o que não significa que só possa pegar esse número por mês. Eu geralmente pego os dez de uma vez e, à medida que vou lendo, devolvo para a Amazon e pego outro emprestado no lugar.

O Custo x Benefício vale a pena?

Boa parte dos e-books que estão no serviço custam mais que R$19,90, ou então você gastaria mais do que isso para ler outros dois ou três livros por mês. O catálogo ampliou bastante e hoje editoras como a GloboRecordLeYa e a finada Cosac-Naify contam com muitos títulos no Kindle Unlimited. Além disso, há livros em inglês e muitos autores independentes nacionais se aventurando pelo serviço.

Preciso ter o aparelho Kindle para usar?

Não! Eu leio no meu Kindle por achar mais confortável, mas você pode usar o aplicativo do Kindle para ler os e-books que pegar emprestado no celular ou tablet, assim como ler pelo computador, através do programa da Kindle.

Minhas anotações somem após a devolução?

Não! O Kindle mantém guardada todas as anotações que você faz ao longo da leitura, além das citações que você marca. Como sempre, no e-reader elas ficam guardadas em “Meus recortes” (e você pode acessar todas as marcações que você já fez nos seus e-books pela internet, através desse link).

Outra coisa legal é que, mesmo que você devolva o livro, o sistema marca o ponto em que você parou e, se resolver pegar emprestado novamente, a posição estará marcada. Ou seja, você pode pegar o mesmo livro emprestado várias vezes, não perde suas marcações e nem o ponto onde você interrompeu a leitura.

Minha Experiência

A primeira vez que assinei o Kindle Unlimited foi quando ele chegou ao país pela primeira vez. Fiquei apenas dois meses como assinante, pois eram poucos títulos e logo esgotei os nacionais independentes que me interessavam. Uns meses atrás, resolvi dar uma olhada no catálogo, para ver se valia a pena, já que um bom tempo havia se passado e agora o serviço estava bem maior.

Desde que assinei, li muitos e-books. Muitos mesmo! Encontrei livros que queria ler, mas não sabia se valia a pena comprar. Li livros independentes dos quais nunca tinha ouvido falar. Fundo de catálogo de editoras que não encontrava mais nas livrarias. Clássicos que sempre quis ler, mas tinha preguiça – e a leitura pelo e-book foi mais dinâmica. Há muita coisa boa no serviço!

Uso bastante e o valor que gasto com mensalidade é bem inferior ao que gasto se comprasse a mesma quantidades de livros – mesmo os digitais – por mês. Além disso, me dá uma alegria garimpar atrás de histórias que me interessem, ler sinopses e ler algo novo para mim, já que fico com a impressão que não estou perdendo nada em dar uma chance ao livro, só ganhando.

Se você lê muito, vale a pena. Para mim o que sempre importou foi o conteúdo, não a quantidade de livros que eu tinha em minha estante ou no meu e-reader. É como pegar livro emprestado com um amigo ou em uma biblioteca, mas bem mais prático e sem sair de casa. Recomendo bastante!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s