Meu nome é IRIS FIGUEIREDO e sempre amei inventar histórias. Fosse criando meus próprios mundos enquanto brincava de bonecas ou preenchendo mentalmente as histórias sem balão da Turma da Mônica, cresci sabendo que queria ser escritora. Por muitos anos, achei que para isso precisava estar aposentada ou já ter morrido – o que fez com que eu sonhasse desde cedo com a aposentadoria.
Minha trajetória na publicação tradicional começou em 2011 quando, aos dezoito anos, publiquei o conto CONTAGEM REGRESSIVA na coletânea “Meu amor é um anjo”. Ao final do mesmo ano, publiquei meu primeiro romance: DIVIDINDO MEL. Em 2013, publiquei CONFISSÕES ON-LINE: Bastidores da minha vida virtual e em 2015 lancei a sequência, CONFISSÕES ON-LINE 2: Entre o real e o virtual. No momento, nenhuma dessas histórias se encontra em catálogo.
Em 2018, lancei CÉU SEM ESTRELAS (Seguinte), livro mais vendido da Flipop e da Bienal de São Paulo do mesmo ano. O romance de formação, que conta a história da Cecília e do Bernardo e os altos e baixos que eles enfrentam, figurou na lista de mais vendidos da VEJA e teve os direitos de adaptação comprados pela Elo Studios. Atualmente, são quase 40 mil exemplares vendidos!
Entre a publicação dos meus romances, lancei os contos RODA-GIGANTE, NA BEIRA DO RIO e PISANDO EM NUVENS. Também participei da antologia “De repente adolescente” (Seguinte, 2021) com o conto A REVOLTA DOS SALGADOS.
Em 2022, lancei UM PASSO DE CADA VEZ (Seguinte), livro em que revisitei a história que havia publicado anteriormente na duologia Confissões On-line. Mariana é uma aluna do último ano do Ensino Médio, apaixonada por música, que vê na internet e nas canções uma forma de fugir da realidade complexa em que se encontra na escola. O livro já vendeu mais de 20 mil cópias.
Meu lançamento mais recente é ESCREVO PORQUE SINTO SAUDADES (Perabook, 2025), meu primeiro livro infanto-juvenil. Com ilustrações de Natalia Gregorini, esse romance epistolar fala sobre uma menina que perdeu a avó e lida com o luto escrevendo respostas para as cartas que a avó nunca teve coragem de enviar.
Espero que tenha gostado de conhecer um pouquinho mais sobre mim e sobre o meu trabalho!

